Óscares 2017 – Previsão

Óscar, os prémios oficiais da Academia, é o mais importante e prestigioso prémio do cinema a nível mundial, entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, na Califórnia a 11 de Maio de 1927.

São entregues pela Academia em reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi concebida por Louis B. Mayer, um dos fundadores da MGM.

A 89ª Cerimónia irá ser transmitida esta noite, 26 de Fevereiro de 2017.
Em Portugal poderão acompanhar em directo a partir das 23h na Sic.


Estamos então a chegar ao fim da época de prémios, a culminar na maior cerimónia de todas, os Óscares.

Honestamente, o valor disto hoje em dia começa a ser questionável, porque as políticas de bastidores são tantas que os vencedores e os próprios nomeados começam muitas das vezes a não ser aqueles que realmente merecem, mas sim os que entram no jogo que envolve todas essas burocracias.
E sim, arte é subjectiva, mas há casos óbvios em que a pessoa nomeada ou o próprio vencedor não foram aqueles que tiveram as melhores prestações durante esse ano.

Mas, independentemente disso, é algo que continua a afectar a carreira de um actor, e que irá para sempre apresentá-lo como: Oscar Winner ou Oscar Nominee.

Não irei discutir todas as categorias, apenas aquelas que achar mais importantes ou que irão merecer mais atenção e discussão.

Na minha previsão irei começar por fornecer todos os nomeados.
De seguida vou dizer qual acho que vai ganhar, qual eu acho que realmente merece ganhar, e por fim como bónus, irei fornecer o meu filme preferido ou prestação preferida de todos os filmes que vi em 2016, mesmo não estando nomeados.
Ocasionalmente poderão coincidir as três opções.

Melhor Filme

Arrival
Fences
Hacksaw Ridge
Hell Or High Water
Hidden Figures
La La Land
Manchester by the Sea
Moonlight
Lion

Qual vai ganhar? La La Land

Qual é que merece ganhar? Hell Or High Water

Qual foi o meu filme preferido? The Nice Guys

Julgo que La La Land irá ganhar porque Hollywood adora filmes sobre filmes, e ao fim de 14 nomeações e de tudo o que já ganhou até aqui, será certamente o grande vencedor da noite.
Na minha opinião, tal como puderam concluir pela minha crítica, não merece. Nem sequer merece a nomeação, Nocturnal Animals ou Captain Fantastic mereciam mais aquela posição.
Mas tendo em conta a história e o potencial de Moonlight, poderá haver alguma surpresa.
Hell or High Water é o que eu acho que merece ganhar, porque de todos os nomeados é aquele que consegue riscar todas as caixas requeridas para um bom filme.
Tem acção, tem drama e tem comédia. É profundo, emocional e oferece entretenimento de qualidade. Tem um argumento muito bom, óptimas prestações e uma realização que soube conter-se para o filme ser contado de forma simples e sem ser pretensioso.
Juntamos a isso uma boa banda sonora country e uma óptima cinematografia, e merece sem dúvida ganhar.

Actor Principal

Casey Affleck, Manchester by the Sea
Andrew Garfield, Hacksaw Ridge
Ryan Gosling, La La Land
Viggo Mortensen, Captain Fantastic
Denzel Washington, Fences

Quem vai ganhar? Casey Affleck.

Quem é que merece ganhar? Casey Affleck.

Qual foi o meu actor principal preferido? Ben Foster, Hell or High Water.

Na minha opinião aqui não deveria haver discussão nenhuma. Manchester by the Sea é um dos melhores filmes de 2016 e sem dúvida alguma aquele que tem um argumento mais emocional e poderoso. Mas tudo isso seria em vão se o actor não conseguisse entregar uma prestação crua e honesta, Casey quebrou qualquer limite do esperado.
Foi não só a melhor prestação de 2016 como uma das melhores dos últimos anos. A forma como toda a dor é tratada, todos os movimentos e tiques corporais secundários que muitos espectadores não irão ter em conta, mas que estão lá. Foi simplesmente perfeito, não há volta a dar.
Contudo, devido a andarem a tentar desenterrar polémicas do seu passado, a academia poderá preferir dar o prémio a Denzel Washington.
Denzel é um actor de grande calibre que tem uma boa prestação em Fences, mas não é melhor que a de Casey. Está na altura de decidir se querem avaliar a prestação do actor ou quem ele é enquanto pessoa e os erros que pode, ou não, ter cometido.
Ben é um actor de quem gosto muito porque acho que é alguém com muito talento que passa sempre por baixo do radar e é ignorado nos filmes em que entra, mas este ano ofereceu a sua melhor prestação, impossível de ignorar. Em Hell or High Water, ele é cómico, violento e intenso, mas ao mesmo tempo muito fragilizado e com um amor enorme pelo seu irmão. Balança muitas emoções diferentes saltando rapidamente de uma para outra sem qualquer dificuldade ou erro. Gostava de o ver nesta lista, sem dúvida que merecia mais que o Gosling.

Actriz Principal

Isabelle Huppert, Elle
Ruth Negga, Loving
Natalie Portman, Jackie
Emma Stone, La La Land
Meryl Streep, Florence Foster Jenkins

Quem vai ganhar? Emma Stone

Quem é que merece ganhar? Natalie Portman

Qual foi a minha actriz principal preferida? Amy Adams, Arrival.

Emma Stone tem ganho tudo até aqui, e devido à obsessão por La La Land, hoje não será diferente.
Na minha opinião nem a nomeação merecia. Não porque é má actriz, longe disso, mas porque não ofereceu nada de destaque ou relevante nesse filme, não tenha material com o qual pudesse realmente trabalhar e actuar.
Natalie é uma actriz que tem vindo a crescer com cada papel que interpreta e em Jackie consegue ser fascinante. O filme em si não é necessariamente nada de mais, é um drama com um bom argumento e uma personagem feminina forte e de destaque, mas Natalie é o melhor que o filme tem.
A forma como ela se comporta quando está a ser entrevistada e como muda para o resto do filme, parecem duas pessoas diferentes, fascinou-me a transformação de comportamento e forma de falar que ela colocou na mesma personagem, em situações diferentes.
Amy Adams foi a melhor actriz do ano, as suas prestações em Nocturnal Animals e em Arrival são suficientemente boas para merecer duas nomeações, e o facto de não ter recebido nenhuma é realmente ofensivo. Merecia estar lá no lugar de Emma Stone ou até mesmo de Meryl Streep, apesar de ter uma das suas melhores prestações desde algum tempo.

Actor Secundário

Mahershala Ali, Moonlight
Jeff Bridges, Hell or High Water
Lucas Hedges, Manchester by the Sea
Dev Patel, Lion
Michael Shannon, Nocturnal Animals

Quem vai ganhar? Mahershala Ali.

Quem é que merece ganhar? Michael Shannon.

Qual foi o meu actor secundário preferido? Jeff Bridges, Hell Or High Water.

Mahershala Ali é um bom actor, e se realmente ganhar, não me incomoda e irei ficar contente. O seu talento já era perfeitamente notório em Luke Cage e aqui foi muito mais além.
Michael Shannon é alguém que eu acho que merece mais não só pela prestação em si, mas pelo currículo que já tem por trás de tudo isto. É alguém que brilha em tudo o que faz, seja lá o que for. Em Nocturnal Animals a sua personagem altera-se tanto em certos aspectos que quase que interpreta duas pessoas diferentes. É um actor intenso e neste filme isso beneficia-o muito, o suficiente para na minha opinião se destacar dos restantes nomeados.
Jeff Bridges foi o meu actor preferido de 2016 porque adorei a sua personagem em Hell Or High Water, e sei que isso não aconteceria se outro actor interpretasse aquele papel. Com um final surpreendente, ao fim de um trabalho maravilhoso ao longo de todo o filme, a sua personagem sofre um choque emocional que a transforma em algo de novo e completamente diferente nos últimos minutos do filme, foi espantoso. Dou também uma menção honrosa a Hugo Weaving em Hacksaw Ridge.

Actriz Secundária

Viola Davis, Fences
Naomie Harris, Moonlight
Nicole Kidman, Lion
Octavia Spencer, Hidden Figures
Michelle Williams, Manchester by the Sea

Quem vai ganhar? Viola Davis.

Quem é que merece ganhar? Viola Davis.

Qual foi a minha actriz secundária preferida? Michelle Williams, Manchester by the Sea.

O filme Fences foi realizado apenas para angariar prémios. É baseado na peça da Broadway com o mesmo nome, desempenhada pelos mesmos actores, realizada pelo actor principal e com argumento escrita por quem escreveu a peça.
O filme é filmado com cenário mínimo, ao ponto de parecer quase uma peça de teatro filmada, não acrescenta nada ao original.
É um bom filme? É.
Um bom filme, com um argumento poderoso e prestações absurdamente boas, especialmente a de Viola.
Mas era um filme necessário? Não.
Ainda assim, foi feito. E sim, Viola merece sem dúvida ganhar, e vai ganhar.
O único motivo pelo qual não é a minha actriz secundária preferida é porque para mim, ela não é actriz secundária neste filme, é actriz principal.
Actriz secundária é Michelle Williams, que aparece em Manchester por breves minutos e transforma completamente o filme e faz o público ficar engasgado e a lidar com um monte de emoções diferentes.
Viola Davis merecia estar na categoria de actriz principal, tão simples como isso.

Filme de Animação

Kubo and the Two Strings
Moana
My Life as a Zucchini
The Red Turtle
Zootopia

Quem vai ganhar? Zootopia.

Quem é que merece ganhar? Zootopia.

Qual foi o meu filme de animação preferido? Zootopia.

É simples, Zootopia é um filme de bonecos para as crianças, mas com temas adultos e actuais para os pais.
É um filme cómico e divertido, mas inteligente e crítico à sociedade, desde racismo e descriminação a sexismo e ao próprio uso de palavras que usamos que por vezes não são adequadas. É um filme com temas poderosos.

Melhor realizador

Arrival
Hacksaw Ridge
La La Land
Manchester by the Sea
Moonlight

Quem vai ganhar? Damien Chazelle, La La Land.

Quem é que merece ganhar? Mel Gibson, Hacksaw Ridge.

Quem foi o meu realizador preferido? Mel Gibson, Hacksaw Ridge.

Damien fez realmente um óptimo trabalho com La La Land. É um filme que acho muito pobre em relação a argumento e por conseguinte prestações, mas a nível de realização e cinematografia, tenho de tirar o chapéu ao trabalho que ali foi colocado.
Damien é um óptimo realizador e já o tinha provado com Whiplash, não me surpreende.
Contudo, prefiro Mel Gibson porque estando 10 anos parado, regressa com este filme. Uma história verídica sobre um pacifista que se torna num filme de acção extremamente violento, ao mesmo tempo continua a ser um romance e drama emocional e profundo.
Adoro o filme e o ângulo com que a história foi abordada, mas acima de tudo, nunca nenhum filme de guerra me fez sentir como este, assustou-me e intimidou-me com todo o ambiente e o que se vai desenrolar.
A vitória de Chazelle aqui não me incomoda, e fico apenas feliz por Gibson ter sido nomeado, mas sem dúvida que preferia que fosse ele a ganhar.

Argumento Adaptado

Arrival
Fences
Hidden Figures
Lion
Moonlight

Quem vai ganhar? Barry Jenkins, Moonlight.

Quem é que merece ganhar? Barry Jenkins, Moonlight.

Qual foi o meu argumento adaptado preferido? Tom Ford, Nocturnal Animals.

O poder de apoio por trás de Moonlight é demasiado para perder nesta categoria. É uma história muito tocante e realista, e o facto de acabar por se relacionar com a experiência de vida do realizador/argumentista, só vai fortalecer a empatia.
Com esses argumento à parte, é um bom filme que realmente merece ser reconhecido.
O argumento de Tom Ford é o meu preferido porque é um filme mais complicado e com um argumento bem mais difícil de construir e desenvolver. As metáforas, simbolismos e paralelismos entre as duas histórias que se vão desenrolar ao mesmo tempo são pontos demasiado complicados para desenvolver, muito menos de forma tão coerente e organizada como ele o fez neste filme. Choca-me a falta de reconhecimento que esta segunda película de um realizador tão talentoso e com futuro tão promissor acabou por ter.

Argumento Original

Hell or High Water
La La Land
The Lobster
Manchester by the Sea
20th Century Women

Quem vai ganhar? Damien, Chazelle, La La Land.

Quem é que merece ganhar? Kenneth Lonergan, Manchester By The Sea.

Qual o meu argumento original preferido? Shane Black, The Nice Guys.

Espero estar enganado nesta, porque darem este prémio a La La Land é absolutamente ofensivo e errado em todos os aspectos possíveis e imagináveis, já que argumento é o aspecto mais fraco deste filme. Tal como em muitas categorias anteriores, não merecia a nomeação.
Manchester by the Sea é o melhor argumento original do ano. Ninguém percebe tão bem o que é o sofrimento e a dor humana como Kenneth Lonergan, e aqui ele construiu um mundo e personagens tão reais que Manchester é um filme extremamente difícil de ver, porque parece que está realmente a acontecer.
É o melhor argumento do ano, independentemente do que acontecer nos Óscares.
The Nice Guys é o meu argumento preferido porque é extremamente divertido, violento e com mil e um pormenores e detalhes que colocam Shane Black mais perto de Tarantino no que toca a criarem estes seus mundos tão ricos, originais e peculiares, com diálogos cómicos, emocionais e agressivos.

Anúncios

One thought on “Óscares 2017 – Previsão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s