Óscares 2017 – Análise

Chegámos então ao fim de mais uma cerimónia e mais uma época de prémios.

E tenho de admitir, apesar de não ter concordado com muitas das nomeações, não estou nada incomodado com os vencedores.

Conseguiram equilibrar a balança, e apesar das suas 14 nomeações, o filme que todos esperavam que fosse ganhar tudo ou perto disso, ganhou apenas 6 Óscares.

Vamos então analisar as categorias principais que eu tinha focado na minha publicação anterior.


Melhor Filme – Moonlight

Foi uma surpresa, mas justa.
Apesar de eu preferir a vitória para Hell Or High Water, Moonlight tinha uma história poderosa demais.

A minha aposta foi realmente La La Land, mas tinha deixado a nota de poder haver surpresas e Moonlight sair vencedor.

Tenho pena dos envolvidos no La La Land terem passado pelo constrangimento de devolverem o Óscar de Melhor Filme para a equipa de Moonlight, ao fim de terem levado o envelope errado para o palco.
Foi uma equipa que se esforçou pelo seu filme, e não merecia de esta “humilhação”.

Melhor Actor Principal – Casey Affleck

Não me vou alongar, quem leu a minha crítica a Manchester by the Sea e a minha previsão para esta cerimónia, sabe o quanto adorei a sua prestação e o quão maravilhosa foi.
Fez-se justiça.

Actriz Principal – Emma Stone

Não concordo minimamente com isto, mas foi exactamente o que se esperava.
Tenho pena que Natalie não tenha ganho e mais ainda que Amy Adams não tenha sido nomeada.

Melhor Actor Secundário – Mahershala Ali

Preferia Michael Shannon, mas esta é uma vitória justa e mais que merecida.
Mahershala é um óptimo actor e espero que isto seja apenas o início de uma brilhante carreira.

Melhor Actriz Secundária – Viola Davis

A única coisa que me incomoda é ter vencido em actriz secundária, quando ela foi na minha opinião actriz principal em Fences.
Ignorando esse aspecto, é uma vitória esperada e merecida. É uma actriz extremamente talentosa em tudo o que faz, e neste filme teve oportunidade de o demonstrar ao máximo.

Melhor Filme de Animação – Zootopia

Não é surpresa e era o que merecia ganhar.
Um filme que consegue entreter crianças e adultos, com temas actuais e que merecem ser focados e discutidos.
Deviam haver mais filmes assim.

Melhor Realizador – Damien Chazelle

Preferia a vitória de Mel Gibson, por representar muito mais, mas não é algo injusto ou incompreensível.
Sei que há pessoas que têm dificuldade em dar a vitória ao realizador e não ao filme em si, eu não, acho que é perfeitamente compreensível separar os dois.
Acho Damien um realizador jovem e extremamente talentoso, adorei Whiplash e gostei de La La Land.

Melhor Argumento Adaptado – Moonlight

Uma vitória sem surpresas e absolutamente merecida, a partir do momento em que não nomearam Nocturnal Animals, deixou de ser uma categoria que me deixasse hesitante.

Melhor Argumento Original – Manchester By The Sea

Deixou-me extremamente feliz esta vitória, porque estava à espera que La La Land ganhasse, apesar de desejar estar enganado.
Kenneth criou uma história dolorosa e extremamente humana, um autêntico murro no estômago do espectador. Uma história tão triste e negra como de certa forma, também bonita e esperançosa.
Um autêntico mestre da escrita.

O resto dos prémios foram atribuídos a quem era esperado,sem grandes surpresas.
A única surpresa da noite terá mesmo sido a vitória de Moonlight em Melhor Filme.

Jimmy Kimmel foi um dos melhores apresentadores dos últimos anos e gostaria imenso que ele regressasse para o ano.

Conseguiu entreter a audiência e ainda fornecer uma noite maravilhosa a um grupo de turistas.
A sua “rivalidade” com Matt Damon já era esperado que desse frutos, mas a forma como o fez com o “tributo” ao We Bought A Zoo e a tentar impedi-lo de ler os nomeados, foram autênticas pérolas.

Parabéns a Matt Damon pelo seu sentido de humor.

Deixe uma Resposta

