Crítica – A Melhor Despedida De Solteira (2011)

Título Original
Bridesmaids

Género
Comédia

Realizador
Paul Feig

Argumentista
Kristen Wiig e Annie Mumolo

Elenco
Kristen Wiig, Terry Crews, Maya Rudolph, Rose Byrne e Melissa McCarthy


A competição constante entre uma dama de honor e a madrinha de casamento, sobre quem é a melhor amiga da noiva, ameaça destruir a vida de uma pasteleira desempregada.


Sempre existiram grandes comédias masculinas, loucas e absurdas, carregadas de profanidades, referências sexuais e comportamentos repulsivos, mas com elenco feminino isso sempre foi mais difícil de fazer, pelo menos com sucesso.
Há quem possa tentar argumentar algo para o Sexo e a Cidade, mas nunca vi qualquer tipo de qualidade nesse material, ou comédia.

Bridesmaids foi diferente, e conseguiu realmente aquilo que nenhuma comédia tinha conseguido anteriormente.
O sucesso disso não vem apenas  do argumento de Wiig e Mumolo, mas do talentoso elenco que aqui conseguiram reunir, juntamente com Apatow a produzir.
A capacidade de improvisação foi o que deu origem aos melhores momentos do filme.
Wiig defendia uma comédia mais subtil e controlada, Apatow e Feig defendiam alguns momentos mais absurdos, como a cena a diarreia e vómito, e foi essa discussão entre eles que conseguiu criar o equilíbrio que o filme consegue manter do início ao fim, sendo mais exagerado numas partes e espantosamente tocante e ainda assim cómico nas restantes.

Resultado de imagem para Bridesmaids poster

Há quem chame a este filme The Hangover – versão feminina, e eu acho isso um pouco desrespeitoso.

É verdade que ao fim da The Hangover em 2009, no que toca a filmes sobre despedidas de solteiros o jogo mudou completamente e tendo em conta o seu sucesso crítico e comercial seria inevitável as comparações ao longo dos anos.
Contudo, Bridesmaids é um filme que vale por si só, é algo que não depende de outros filmes para ter sucesso ou até mesmo para ir buscar inspiração.
Começou a ser escrito muito antes The Hangover estrear, e ao contrário desse, foi um filme que soube parar com o primeiro, sem degradar a sua qualidade com sequelas desnecessárias.

Com isto dito, achei as suas duas nomeações para os Óscares algo absolutamente inesperado e chocante.
Gosto do argumento e foi sem dúvida o filme que catapultou McCarthy para o estrelato, mas não oferecem nem de perto aquilo que eu considero ser merecedor de uma nomeação para Óscar, apenas para Globo de Ouro.

É um filme liderado por um elenco feminino extremamente talentoso, com uma química poderosa e que sabem jogar perfeitamente umas com as outras, criando momentos de improvisação que enriqueceram o filme de uma forma surpreendente.

Kristen Wiig emerge como a verdadeira estrela do filme, conseguindo colaborar num argumento honesto e genuíno, com personagens reais e protagoniza aqui uma película que conseguirá agradar tanto ao sexo feminino como ao masculino.
Um filme sem qualquer tipo de preconceitos que consegue quebrar estereótipos e entregar ao público comédia de qualidade, em que mesmo nos momentos mais absurdos e repugnantes não dá a impressão de comédia suja ou barata, mas sim de inovação e progresso.
Um passo enorme para o sexo feminino conseguir ter liberdades que até aqui lhes seriam limitadas.


Veredicto Final
9/10

Não acho que tenha merecido as suas nomeações para os Óscares, nem que é um dos filmes obrigatórios antes de morremos, contudo é sem dúvida uma das melhores comédias que já vi, e a melhor liderada por um elenco feminino.

Foi um filme que inovou e criou verdadeiro progresso em Hollywood, demonstrando que personagens femininas conseguem divertir tanto e ter comportamentos tão absurdos e repugnantes como qualquer homem, contudo, conseguiu fazer isso sem recorrer a uma comédia de qualidade inferior e sim a algo genuíno e natural.

Kristen Wiig é a nota de destaque, num filme com bom argumento e um elenco extremamente talentoso que consegue criar personagens reais e honestas com forte química entre si.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s